livre google maps para o Brasil, um lugar para ver todos os mapas e informações

O diretor de fotografia Dan Mindel, que participará da produção do Episódio VII de Star Wars, anunciou que o longa dirigido por J.J. Abrams vai ser filmado em película 35mm, e não em vídeo digital. A decisão simboliza a mudança da guarda do reinado de George Lucas, e esperamos que adicione o vigor necessário para a amada franquia.

Quando A Ameaça Fantasma foi lançado em 1999, era algo grande considerar que algumas cenas haviam sido gravadas com câmeras de vídeo de alta definição no lugar dos 35mm, e a escolha ajudou a alavancar a adoção do vídeo na produção dos filmes de Hollywood. O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, por exemplo, foram totalmente filmados em sistemas de alta definição a 24 quadros.

Alguns críticos defendem que a mudança fez os filmes perderem um pouco de vida; as câmeras de vídeo, segundo o argumento, não conseguiam reproduzir as qualidades tonais sutis de filmes tradicionais. Claro, esta percepção tem mais relação com a direção de fotografia do que com a tecnologia usada, mas a avaliação foi simbólica do sentimento de que George Lucas queria focar em tecnologia e efeitos especiais em detrimento da arte e história.

Tirando o fato de que a tecnologia de vídeo digital evoluiu e se tornou uma mídia capaz de uso artístico – Quem Quer Ser Um Milionário, A Rede Social e outros fizeram bom uso do efeito – não é incomum hoje em dia grandes filmes serem gravados em película. E não deveria ser surpreendente que Abrams fez essa escolha, considerando que ele usou película em alguns de seus trabalhos recentes como Super 8 e Star Trek. Além de ser o preferido de alguns diretores por sua qualidade visual, a película ainda tem um peso simbólico de sofisticação e arte.

Este simbolismo deve alimentar as expectativas de fãs de que os novos filmes serão melhores que a controversa nova trilogia. Neste ponto, no começo do desenvolvimento dos filmes, é a única esperança. [Boba Fett Fan Club via Slashfilm]

livre google maps para o Brasil, um lugar para ver todos os mapas e informações